5 Coisas que Tiram Missionários do Campo

“Ide!” É o que Jesus ordenou aos seus seguidores—compartilhar as boas-novas do Evangelho com cada um de todas as tribos, os povos, e nações. Essa é a oração que envolve mais discípulos que proclamam, de forma altruísta, a esperança de uma vida eterna àqueles que ainda não ouviram.

Mas em todo esse entusiasmo e zelo, algumas vezes somos confrontados com uma pergunta desagradável: Por que tantas pessoas tentam mas não conseguem chegar ao campo missionário? E por que tantos missionários voltam do campo de forma prematura?

Há várias razões, mas, tendo trabalhado com missionários por trinta e dois anos, vou explorar algumas que eu tenho observado com mais frequência.

Em vez de esmorecer o zelo por missões, quero considerar o custo e, de forma sensata, considerar os seguintes pontos.

1- Animação sem Chamado

Uma grande animação ou interesse em missões transculturais não necessariamente resulta em uma motivação genuína ou o chamado necessário para se assumir uma vida em uma terra distante.

Deus prepara e equipa pessoas para o trabalho em outro país. Ele os dá um senso de insatisfação com a vida até que eles sigam esse chamado e estejam dispostos a fazer todo o necessário ou esperado para ver o chamado acontecer. Há muitos aspectos do chamado, e certamente há uma papel-chave da igreja igreja local em ajudar as pessoas a discernirem seu chamado (Atos 13:1-3).

Já que estamos pedindo um compromisso à vida missionária que envolve toda a família, é necessário que haja um senso de chamado presente tanto no marido quanto na esposa. Considerando tudo que é necessário para uma família se mudar de um estado ou país para uma situação muitas vezes desafiadora, não vale a pena todo o esforço sem um forte senso de que isso é o que Deus quer para ambos os cônjuges.

Uma vez no campo, alguns missionários saem por causa de expectativas não supridas. Eles lutam com os desafios do trabalho, as lutas da vida em lugares difíceis, ou não conseguem se ajustar à vida em uma cultura tão diferente da sua. Não conseguir a fluência na língua local reduz o senso de conexão e a efetividade com a nova cultura. Possivelmente eles não tenham realmente medido os custos de levar o Evangelho aos perdidos (Mt. 8:18-28).

2- Maturidade Espiritual

O trabalho missionário requer maturidade e profundidade espiritual. É necessário uma forte disciplina espiritual pessoa que possa manter sua saúde espiritual sem todas as estruturas de apoio encontradas na sua igreja local.

Isso é especialmente verdadeiro em áreas pioneiras onde o missionário está começa um novo trabalho e, portanto, trabalha com um grupo relativamente pequeno de missionários e parceiros locais. Candidatos a missionários sem sérias disciplinas espirituais pessoais demonstram que não tem a profundidade espiritual necessária para manter sua saúde no campo.

Organizações missionárias dependem fortemente de recomendações da igreja enviadora para verificar a prontidão espiritual de um candidato. Quando uma fraqueza aparece no processo de avaliação, a resposta é, normalmente, “agora não”, o que dá ao candidato tempo para amadurecer antes de assumir um trabalho no campo.

3- Problemas de Saúde

Em muitos casos, a saúde física pode ser um fator limitador. As pressões da vida no campo podem levar pequenas enfermidades a se tornarem grandes problemas de saúde ao longo do tempo. Adicionalmente, muitas partes do mundo não tem o sistema de saúde necessário para tratar algumas condições crônicas.

Uma condição médica em um membro da família pode levar uma família missionária no campo a retornar para casa. O cuidado necessário pode não estar disponível no campo e, mesmo quando está, algumas condições exigem o cuidado ou tratamento que pode não ser feito pelo missionário de forma prática.

4- Necessidades das Crianças

Essas necessidades precisam ser consideradas, visto que alguns tratamentos ou intervenções necessárias para o desenvolvimento e a educação delas podem não estar disponívels no contexto de muitos campos. Gastar tempo investindo no desenvolvimento das crianças e sua educação trazem grandes benefícios às famílias e levam a um trabalho frutífero.

As necessidades educacionais das crianças também podem resultar na necessidade de voltar para casa, já que recursos especiais na educação e especializações como terapias de fala não estão disponíveis ou são caras demais em algumas partes do mundo.

Circunstâncias familiares imprevisíveis podem impactar a habilidade do missionário de permanecer no campo. Responsabilidades como o cuidado de pais envelhecendo ou de um filho adulto pode cair nos ombros do missionário, levando-o a sair do campo. Seguindo a liderança do Senhor, eles precisam priorizar o cuidado de suas famílias e retornar para casa para prover o que é necessário. Um desafio da igreja enviadora é investigar como eles podem auxiliar os pais dos missionários, provendo ajuda e assistência, para permitir que o missionário continue seu ministério.

5- Pecado Sexual

A cultura popular moderna nos mostram onde as linhas claras entre o que é certo e errado ficaram embaçadas. Muitos vivem vidas privadas que conseguiram esconder dos outros. A entrada principal deste pecado é o uso da pornografia, mas há um aumento do número daqueles envolvidos em sexo fora do casamento e aqueles que experimentam relacionamentos homossexuais.

A falha moral é um caso raro, mas quando ela acontece o trabalho pode ser impactado negativamente por muitos anos. Infelizmente, a falha moral no campo resulta em casamentos e famílias destruídos se os problemas não forem resolvidos de forma adequada.

Oportunidades no Futuro

O que a igreja pode fazer para apoiar o envio e a permanência de missionários no campo? Não há uma única solução, mas há muitas oportunidades para agências e igrejas locais trabalharem juntas, seja identificando ou preparando futuros missionários ou mantendo os que já estão no campo.

Igrejas, líderes de jovens, e líderes de missões precisam aceitar uma certa medida de responsabilidade para prepararem a próxima geração de missionários. A preparação começa com discipulado na igreja local, mentoria, e ouvir cuidadosamente a direção do Senhor na vida de cada um. É necessário discipulado e prestação de contas para uma vida comprometida com valores bíblicos no lugar de valores culturais.

Os líderes da igreja podem desafiar candidatos a missionários em sua igreja local a engajarem-se em ministérios transculturais locais como parte da sua preparação para o ministério futuro. Isto é feito melhor em comunidade e não de forma isolada. Para aqueles no campo, líderes precisam lembrar-se de encorajar e monitorar a saúde espiritual entre os missionários no campo. Líderes podem dar o treinamento e resolver conflitos interpessoais e unir-se em grupos, além de prover treinamento em evangelismo e métodos de plantio de igrejas.

Que todos nós possamos assumir nosso lugar na tarefa de missões globais.


Carlton Vandagriff é um missionário com trinta e dois anos de experiência. Ele tem servido como plantador de igreja, líder no campo, e administrador, e tem ajudado no processo de centenas de candidatos a missionários ao campo. Ele agora é consultor de agências e parceiros ao redor do mundo, auxiliando na melhoria de suas capacidades de envio.

Traduzido de 5 Things That Make Missionaries Leave the Field

Posted in Artigos and tagged , , .

Deixe uma resposta