30 Dias de Oração Pelo Mundo Muçulmano – Dia 13

30 Dias de Oração Pelo Mundo Muçulmano

Todo ano, milhões de muçulmanos em todo o mundo separam um mês para cumprirem um dos 5 pilares do Islamismo, um mês inteiro de jejum, conhecido como Ramadã. Nesses dias, os muçulmanos que seguem esse ritual (cerca de 93% deles) levantam-se antes do nascer do sol para se alimentar, e ficam em jejum completo até após o pôr-do-sol, com um objetivo em mente: entregarem seus corpos ao seu deus, Alá, para se aproximarem dele e terem suas preces atendidas.

Há alguns anos, muitas agências missionárias tem se engajado, durante o Ramadã, a intercederem pelos muçulmanos, para que eles venham a conhecer o Deus verdadeiro, e venham a seguir aquele que chamam de profeta Isa, conhecido por nós como Jesus Cristo. Nosso objetivo não é que eles sofram, mas que venham ter suas vidas transformadas, como cada um de nós.

Este ano, o Projeto Flechas também lança o desafio de 30 dias de oração pelo mundo muçulmano. A cada dia, postaremos um motivo diferente, e desafiamos a cada um de vocês para gastarem alguns minutos orando por tantos perdidos que seguem essa religião que cresce com uma velocidade assustadora no mundo, inclusive no Brasil. Através da oração, podemos demonstrar nosso amor e carinho por cada um deles, demonstrando, assim, o caráter e o amor de Cristo por eles.

13º Dia: Boko Haram

Ore pelo fim do Boko Haram.

Boko Haram significa, na língua local, “a educação não islâmica é pecado”.

A milícia radical surgiu em 2002. Começou como uma seita fundada no meio da juventude frustrada de Maiduguri, por Mohammed Yusuf. Ele dizia que a cultura cristã era a culpada de todos os males do país e que era preciso estabelecer a sharia para livrar a sociedade dos vícios. Também falavam em combater a corrupção e o abandono promovido pelos governantes locais.

Aos poucos, a seita se transformou em grupo armado – recebeu treinamento e apoio da Al-Qaeda do Magreb e outras grupos radicais africanos, como o Al Shabab.

O grupo coopta jovens chamados de “almajirai” – descritos como jovens sem instrução e que estão decepcionados com a negligência do governo.

A fase totalmente radical do Boko Haram começou em 2009, depois de Mohammed Yousef ser morto pela polícia nigeriana durante um confronto.

Pelos cálculos da Anistia Internacional, cerca de 2300 pessoas já morreram por causa do conflito. Foram 1500 mortes somente entre janeiro e março de 2014.

(Fonte: Atos em Missões)

Os fatos mais conhecidos sobre o Boko Haram são os milhares de sequestros de mulheres e crianças tanto na Nigéria, onde é a base central do grupo, quanto dos países vizinhos, como Camarões, Níger e Chad. As mulheres e meninas são vendidas como esposas, ou usadas como escravas sexuais dos próprios membros do grupo, e os meninos são usados como soldados, ou escudos humanos.

Recentemente, o Boko Haram declarou lealdade ao Estado Islâmico, e começou a divulgar vídeos de decapitações e outras formas de execuções e torturas aos seus prisioneiros. O principal alvo do Boko Haram são cristãos, que são especialmente escolhidos para serem torturados e vendidos como escravos sexuais.

  • Ore pelo fim do Boko Haram. Que o exército da Nigéria e de outras nações consigam combater esse grupo de forma eficaz. Que as cidades tomadas seja recuperadas e as vítimas sequestradas sejam liberadas.
  • Ore pelas pessoas sequestradas. Que elas recebam paz onde estiverem. Que as tropas de libertação venham a encontrá-las com vida e bem, e possam retorná-las para suas famílias em paz. Que elas sejam curadas dos traumas de tudo que passaram. Que encontrem a Jesus, o único que pode restaurar a sua paz.
  • Ore pelas famílias das vítimas, que não sabem o paradeiro delas. Que elas encontrem a paz de Cristo em seus corações. Que essa luta venham trazê-las para perto de Cristo.
  • Ore pelas igrejas na Nigéria, Camarões, Chad, Níger, e de outras nações onde o Boko Haram está presente. Que os pastores e líderes tenham sabedoria e graça para lidar com todas as atrocidades cometidas pelo grupo, e ministrar às suas igrejas. Que possam atender as vítimas e suas famílias. Que consigam levar a Cristo a cada uma delas.
  • Ore pelos integrantes do Boko Haram. Que possam render-se tanto aos exércitos de libertação, quanto a Jesus. Que entreguem suas vidas a Cristo, e mudem o rumo de suas vidas.

Graça e paz.

Posted in Campanhas and tagged , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, complete a seguir: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.