A Igreja Local Precisa Cuidar dos Missionários Através da Oração

Oração consistente e específica é difícil. Mas é um trabalho difícil que abençoa missionários, as nações, aqueles que oram, e invoca o próprio Senhor para que Seu poder complete seu propósito redentivo.

A responsabilidade da oração pelos missionários começa muito antes deles irem viver em uma terra distante. Começa antes de completar qualquer treinamento formal, e até antes dos planos de viagem serem compartilhados com a igreja. Igrejas com uma paixão para alcançar as nações para Jesus Cristo intercedem por aqueles que nunca ouviram ao pedirem “que o Senhor da colheita mande trabalhadores para a sua colheita.” (Mt. 9:38)

Uma oração fiel encoraja missionários no campo

Um antigo missionário uma vez me lembrou que um dia, ao orar ajoelhado com sua equipe em seu pequeno apartamento, a emoção o tomou totalmente. Eles viviam em uma localidade onde a comunhão Cristão e o apoio era limitado. A equipe havia enviado seus pedidos de oração fielmente, e ele mantinha uma lista de como Deus atendia aquelas necessidades mês após mês. Naquele dia, ao olhar para a lista, lágrimas vieram aos seus olhos ao perceber que ali naquele apartamento eles não se ajoelhavam sozinhos. Havia centenas, talvez milhares de cristãos “apertados” naquele espaço unindo-se a eles em oração.

Uma oração fiel encoraja aqueles sendo enviados

Um grupo de mulheres surpreender uma moça solteira na aula dela, em seu último domingo na cidade. A turma havia aprendido que hospitalidade e “tomar um chazinho juntos” eram experiências culturais importantes no país dessa amiga, e então colocaram uma tolha de mesa no chão e encheram cada centímetro dela com frutas e doces.

As mulheres que puderam se sentaram no chão, assim como sua amiga faria em sua nova casa. Elas gastaram uma hora aprender como sua vida seria diferente e quais preocupações estavam em seu coração. Então elas oraram. Elas oraram para que membros da família confiassem na direção de Deus para sua vida. Elas oraram para que ela conquistasse cada medo do desconhecido. Elas oraram para que ela permanecesse pura no serviço.

De uma forma parecida, o grande pregador americano Adrian Rogers uma vez disse: “Oração não é apenas se preparar para o culto cristão. Oração é o culto cristão.” A igreja em oração torna-se um participante vital no trabalho de um missionário, à medida que indivíduos em casa servem como intercessores eficazes e apoiadores apaixonados.

“Oração não é apenas se preparar para o culto cristão. Oração é o culto cristão.”

Dicas Para Orar Efetivamente

Ore Informado

Um intercessor eficaz é bem informado sobre o mundo e ligado na vontade de Deus. Um apoiador apaixonado é comprometido com o compartilhar as preocupações dos missionários com outros. Pois, de fato, “a súplica de um justo é muito eficaz.” (Tg. 5:16)

Ore Como Igreja

O comprometimento de oração é uma parceria. O missionário e a igreja podem trabalhar juntos ao pedir a Deus para prover sabedoria e frutos. Encontre um parceiro de oração na igreja que vai intencionalmente manter-se conectado com o missionário e aprender sobre seu país, seu povo e seu trabalho. Eles podem passar informações para a igreja regularmente, de uma forma que envolva todas as idades — crianças, jovens, adultos e idosos. Não ache que essa pessoa seja o pastor ou um líder na igreja.

Ore Criativamente

Uma caminhada de oração com cartazes é uma forma criativa de envolver a todos. As crianças podem ter a tarefa de criar os cartazes e pendurá-los nos corredores da igreja. Elas podem escolher as fotos dos missionários, seu novo país ou povo, e talvez um mapa ou bandeira, e colar esses visuais nos cartazes. Então, as crianças podem acrescentar pedidos de oração. Durante um tempo focado de oração, todos os presentes — sejam adultos, jovens ou crianças — em grupos de, no máximo, seis pessoas e mande-os para os corredores para orar na frente de cada cartaz. Cada grupo começa em um ponto diferente e segue em um círculo para orar diante de cada cartaz. O burburinho das vozes que crescerá nos corredores se tornará uma bênção para todos que ouvirem, e certamente o Senhor, quando Ele ouvir e responder.

Ore e Vá

Quando uma igreja ora, é normal que o Senhor desperte um membro para fazer uma viagem voluntário para ter uma experiência mais profunda da vida missionária. Que tempo maravilhoso poder fazer uma caminhada de oração em outro país, andando nas mesmas ruas e pedindo a Deus para abrir portas de oportunidade. Mais uma vez, toda a congregação pode participar quer viaje ou não. Peça ao missionário para enviar um plano diário e pedidos específicos para a viagem. Aliste alguém com habilidades técnicas — ou alguém que precise melhorar as suas — e crie uma apresentação de slides começando com o dia da saída até o final da viagem. A igreja pode se unir em comunhão para orar pelos slides, ou os próprios slides podem ser enviados aos intercessores durante a viagem.

Ter uma sala de oração, promover uma vigília de oração, ou qualquer uma das ideias acima são formas criativas de ajudar membros da igreja a manterem-se engajados em seu papel de cuidar dos missionários através da oração.

“Oração consistente e específica é difícil. Mas é um trabalho difícil que abençoa missionários, as nações, aqueles que oram.”

Quer uma igreja tenha enviado um dos seus, tenha desenvolvido uma parceria ao encontrar um missionário em uma conferência de missões, ou ainda esteja para conectar-se com um crente em uma missão internacional, cada cristão pode orar para que Deus envie e mantenha trabalhadores que vão abrir os corações daqueles que nunca ouviram o Evangelho.


Eleanor Witcher tem um mestrado na área de missiologia do Southwestern Baptist Theological Seminary. Após viver dezessete anos na Alemanha e quase cinco na Ásia Central, ele agora serve como um líder de equipe de oração para a Junta de Missões Mundiais.

(Tradução de “The Local Church Must Care For Missionaries Through Prayer”, de Eleanor Witcher)

Posted in Artigos.

Deixe uma resposta