7 Coisas Para NÃO Levar Na Próxima Viagem Missionária

O texto abaixo vale mais para viagens mais curtas, mas pode ser aplicado também ao dia-a-dia missionário, em projetos de curta duração em um campo. Vale a pena a leituraL

Traduzido de Prepare My Mission:

—–

Você já comprou sua passagem de avião, levantou todo o suporte financeiro, e teve suas reuniões de equipe. Tanto planejamento foi feito pela sua viagem até agora e é difícil acreditar que você irá tão cedo! E tudo o que falta fazer é: as malas.

Você provavelmente tem uma boa ideia do que colocar na mala (especialmente se você já leu o nosso guia de Fazer as Malas 101), mas e aquelas coisinhas que você não tem certeza? Aqui há algumas coisas que você não deve levar em sua viagem missionária.

1) Certidão de Nascimento e CPF

Você pode ser tentando a levar essas coisas “por precaução“. Resista à essa vontade! Teu passaporte e carteira de motorista/identidade é tudo que você precisa internacionalmente. E se algo acontecer com teu passaporte, uma cópia dele será mais útil do que sua certidão de nascimento ou CPF.

E se mencionar que, se você perder a certidão de nascimento ou o CPF, pode ser muito chato e difícil recuperá-los.

2) Livros

Você não vai precisar de 6 livros e 3 revistas para mantê-lo ocupado durante sua viagem missionária. Sim, material de leitura é ótimo para a viagem de avião ou tempo de descanso, mas escolha apenas um. Você não vai ter tanto tempo (ou força mental) para ler tanto quanto você pensa. Carregar vários livros apenas traz peso à bagagem de mão que você terá que arrastar por um ou dois aeroportos.

3) Todo seu material de beleza

Esta é especial para as moças: Você não precisará de todo seu material de beleza. Não tem problema levar alguma maquiagem e pente/escova, mas você não vai precisar de tudo. Não haverá jantares elegantes para ir toda arrumada e você não irá tirar nenhuma foto oficial.

Você vai gastar muito tempo trabalhando e brincando com crianças do lado de fora. Você vai suar e se sujar. Aceite e aproveite isso, e não passe sua viagem missionária tentando cobrir tudo com maquiagem!

4) Joias

Você não vai precisar usar muitas (ou quase nenhuma) joia em sua viagem missionária. Não somente elas pode ser perdidas/roubadas, mas também pode te levar a ficar muito em evidência em uma comunidade que você visitar.

Algumas vezes não percebemos quantas joias usamos. Aneis com brilhantes, brincos chiques e chamativos, grandes relógios, colares de pérolas etc. Tudo isso pode levar a passar a mensagem errada para a comunidade que você está servindo. Você não quer ficar “em evidência” numa comunidade pelas razões erradas, ou levar ninguém a sentir-se confortável. Por essa razão, evite usar muitas joias.

5) Eletrônicos

Você não vai precisar de todos os equipamentos eletrônicos que você usa no dia-a-dia. Celulares, laptops, tablets, secador de cabelo… a lista continua. Deixe o que puder em casa. O alvo é estar longe da sua vida normal e mergulhar na obra de Cristo ao conectar-se com outros. Isso é difícil fazer se você estiver no seu iPod ou computador o tempo todo.

Além disso, se teus eletrônicos tem um plano de dados ou wifi, eles não vão ser tão uteis mesmo (planos de dados internacionais podem ser caros e wifi não é algo tão comum em muitos lugares).

6) Roupas chiques

Não leve roupas chiques, sapatos de salto alto, ou qualquer roupa que você não quiser sujar. É difícil trabalhar com obras e reformas em sapatos de salto ou com sua jeans skinny de marca. Tanto quanto você estiver brincando com crianças em um orfanato ou fazendo alguma reforma, você deve usar roupas bem moderadas e confortáveis.

Nota: Uma exceção à esta regra é se você vai participar de um culto em uma comunidade onde você visitar. Pergunte ao seu líder se você precisa levar algo especial, “mais chique” para o culto de alguma igreja durante tua viagem.

7) Roupas em excesso (camisetas e jaquetas)

Se você for em uma viagem de uma semana, você não precisa levar 20 camisetas. Decida, enquanto estiver fazendo as malas, o que você vai usar cada dia e evite o pensamento de “Vou levar todas elas e lá eu decido o que usar.”

Evite levar roupas em excesso e jaquetas também. Elas podem ocupar muito espaço e serem difíceis de carregar. Se você for viajar para um lugar mais frio, leve apenas a roupa de frio que você vai usar. Resista à tentação de levar 4 jaquetas mais leves e 3 casacos, “só por precaução”. Você nunca vai usar tudo.

A chave

A chave para evitar levar roupas em excesso é não deixar as situações “e se” serem a prioridade. E se eu precisar da minha certidão de nascimento? E se eu ficar entediado no avião? E se ficar muito frio? Coloque na mala itens para os maiores “e se”, mas deixe de lado os menores. (É mais fácil digitar do que fazer, mas você consegue.)

Posted in Artigos and tagged , , .

2 Comments

Deixe uma resposta